Churros
- Fernando Fernandes
- 1 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Casquinha crocante envolvendo uma massa saborosa, polvilhada pela união do açúcar e canela, e finalizada com um incrível recheio cremoso: SIIM, churros são mesmo verdadeiras maravilhas da culinária. Vem comigo se deliciar nessa gostosura!

Convenhamos que churros é irresistível! Afinal, o que dizer daquela casquinha crocante e saborosa, polvilhada pela fantástica combinação entre canela e açúcar? Melhor que isso, só o recheio que transborda logo na primeira mordida, revelando um delicioso doce de leite, brigadeiro, ou o que mais a sua criatividade possa colocar ali.
O churros é tão bom, “mai tão bão“, que ele chegou conquistando festivais onde você encontra uma variedade infinita de sabores e combinações ousadas – e maravilhosas – de ingredientes para o recheio. Indo dos salgados aos doces, o churros é o tipo de comida/sobremesa/lanche que vai encher os olhos (e o estômago) de quem o comer.
E não se preocupe: não é preciso ir muito longe para comer essa maravilha. Podendo ser feita em casa mesmo, o churros pode até remeter a festinhas e festivais, mas sempre cairá bem como um lanche da tarde (principalmente naqueles dias chuvosos!), permitindo fazer a festa com tanto sabor diferente.
Se você, assim como eu, também é apaixonado por churros, vem ver como é fácil fazer essa delícia que vai fazer a alegria da criançada e dos adultos.

Ingredientes
Massa:
– 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
– 1/2 xícara (chá) de água
– 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– Sal a gosto
– Açúcar e canela a gosto para polvilhar depois de frito
Recheio:
– Solte a criatividade! Recheios doces podem ser doce de leite, brigadeiro, beijinho, creme de limão, de avelã, de chantili, de maracujá… Nos salgados (devo confessar que não é meu favorito), experimente com catupiry, cheddar, ou algum outro de sua preferência.

Como fazer?
Em uma panela, adicione o leite, a água, a manteiga e o sal e misture.
Quando o leite ferver, adicione a farinha de trigo e mexa rápido até a massa soltar do fundo da panela.
Em seguida, coloque a massa em um saco de confeiteiro com o bico pitanga (caso não tenha a máquina de churros), depois faça tirinhas com a massa (com o tamanho de sua preferência). É nessa etapa que você também pode fazer um furo central no churros para adicionar o recheio, caso queira.
Após isso, com o auxílio de uma escumadeira, leve os churros para a frigideira com óleo quente para fritar (procure fritá-los aos poucos, de 3 em 3, de forma a evitar que a massa rache ou fique encharcada).
Depois de fritos, retire os churros e os coloque sobre um papel toalha para que a gordura possa ser absorvida.
Para finalizar, misture a canela e o açúcar, passe os churros fritos sobre ela e bon appétit.
O toque especial fica por conta da adição do recheio, que você pode colocar tanto à parte, quanto rechear o furo do meio do churros utilizando o bico pitanga
Comments